Como afinar a Viola Caipira - Pepineli Luthier
Luthier, luthier sp, luthier São Paulo, violão folk, violão martin, violão clássico, viola caipira, cavaquinho,
517
post-template-default,single,single-post,postid-517,single-format-standard,bridge-core-3.0.8,qode-quick-links-1.0,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-29.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-6.10.0,vc_responsive
 

Como afinar a Viola Caipira

Headstock Viola Caipira 10 Cordas

Como afinar a Viola Caipira

Ao Longo de todos os anos que construímos instrumentos musicais artesanalmente, nos deparamos com essa questão: Como afinar a Viola Caipira?

É possível Afinar a Viola Caipira?

Há alguns anos atrás, muitos diziam que “a Viola não se afina, se tempera”, mas não estávamos contentes com essa afirmativa. Para nós, todo instrumento musical que utiliza cordas, é possível de se afinar, mesmo que para isso seja necessário fazer algum tipo de compensação.

Foi exatamente isso que nos ocorreu quando buscávamos uma solução para este dilema. As cordas da Viola tem espessuras muito diferentes, mas sempre no mesmo Tom do seu par, e este devia ser o principal fator que descompensava sua afinação.

Então desenvolvemos um rastilho com micro afinação, feita manualmente e com posição fixa, de forma que o osso seja de difícil desgaste, essa afinação se mantém por muito tempo, mas com necessidade de ajustes com o passar do tempo.

Violas Caipiras de outras marcas também afinam?

Esta é uma técnica que aplicamos em nossos instrumentos, pois já o concebemos com essa idéia, então todo o braço, a escala e os trastes são criados de forma harmoniosa para obtermos um bom resultado na micro afinação. Este é o principal fator de uma Viola Caipira Pepineli ter um resultado de afinação superior.

Caso a sua Viola seja de outras marcas, é possível adaptarmos ela para que receba essa técnica de afinação, entre em contato conosco clicando aqui para marcar um horário e deixar seu instrumento para o ajuste.

 

Espero que esta informação tenha te ajudado a esclarecer essa questão, e aguardamos a sua cotação de uma Viola Caipira Pepineli.